O CNPq selecionará propostas de cursos de pós-graduação voltados para a formação de recursos humanos em biotecnologia. Trata-se do edital 11/2011, que prevê um aporte de R$ 300 mil, oriundos da Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação. As propostas deverão ser executadas no período de abril a dezembro de 2012. A submissão dos projetos pode ser feita até 20 de outubro.
Os cursos deverão abordar temas como: plataformas avançadas de sequenciamento de DNA; bioinformática; biossegurança e manejo de biotérios; fármacos e métodos de diagnóstico de enfermidades humanas; escalonamento de bioprocessos; biocombustíveis de segunda e terceira geração; entre outros.
Do total dos recursos, no mínimo 30% deverão ser aplicados em projetos cuja instituição de execução esteja localizada nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. O edital financiará itens como material de consumo e didático necessários à execução do curso; passagens e diárias para alunos e professores brasileiros convidados e estrangeiros; entre outros.
A equipe técnica do curso poderá ser constituída por pesquisadores, alunos e técnicos. O corpo docente deverá ter um professor argentino, que colaborará com um mínimo de oito horas-aula, divididas em dois dias, podendo ter, inclusive, colaboração na parte prática. O curso deverá ser 40% teórico e 60% prático, com duração entre duas e quatros semanas.
O edital está disponível neste link.