A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou o edital 21/2011 para selecionar propostas dentro do Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas. A chamada prevê o investimento de R$ 5,4 milhões em atividades em todas as áreas do conhecimento. A submissão das propostas pode ser feita até o dia 17 de fevereiro de 2012.
O objetivo é incentivar a formação e a consolidação de grupos de pesquisa, assim como o aumento da produção científica qualificada, visando a maior participação do Estado no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). A chamada também tem por meta incentivar a articulação interinstitucional, com vistas a apoiar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Amazonas.
Para participar o pesquisador deve ter título de mestre ou doutor e vínculo formal com instituição de ensino e pesquisa pública ou privada, sem fins lucrativos, com sede ou unidade permanente no Estado. O proponente só pode apresentar uma proposta para este edital e não deve acumular a bolsa com qualquer modalidade de benefício da Fapeam ou de outras agências nacionais e estrangeiras.
Espera-se financiar até 20 propostas para pesquisadores com título de mestre e até 50 projetos para pesquisadores com título de doutor. O resultado será divulgado a partir de junho do próximo ano.
A Fapeam é uma instituição associada à ABIPTI.
O edital está disponível neste link.