O Abipti Capacita tem o objetivo de gerar conhecimento, competências e habilidades técnicas para a gestão da inovação tecnológica, o que pressupõe o domínio de conceitos básicos por parte dos participantes.
Os profissionais capacitados pelo programa estarão aptos a negociar e catalisar os processos de difusão e apropriação econômica e social do conhecimento com vistas ao desenvolvimento e fortalecimento da cultura da inovação em suas instituições e empresas.
PROJETO PEDAGÓGICO
O Abipti Capacita se desenvolve de forma modular (figura) mediante a realização periódica de cursos, treinamentos e demais eventos (workshops e seminários) de capacitação, de curta duração e natureza contínua, de forma a promover o aperfeiçoamento e elevar a competência técnica e gerencial do público interessado em gestão estratégica da inovação tecnológica.
Os profissionais interessados poderão demandar os cursos e eventos programados em diferentes períodos, de acordo com a sua conveniência e necessidade, ou seja, não precisando seguir necessariamente a sequência prevista no programa principal.
O conjunto de cursos e eventos propostos deve ser visto, portanto, não como ações isoladas, mas como parte de um processo de aprendizagem permanente e com potenciais desdobramentos. Nesse sentido, serão oferecidos cursos e eventos que contemplam desde os conceitos fundamentais da área de CT&I – seu significado e importância estratégica para o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade das empresas – até o conhecimento mais aprofundado em áreas específicas e necessárias aos profissionais com cargo de direção e/ou supervisão, assim como empresários de empresas de base tecnológica.
PROGRAMA ABIPTI DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA EM C,T&I
As capacitações estão divididas em quatro cursos, com previsão de realização de quatro edições por ano cada.
1) INTRODUÇÃO À GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Objetivo: Motivar os gestores a aprofundar seus conhecimentos em gestão de empresas e organizações de base tecnológica.
Método: Presencial com carga horária de 8 horas, para turma de até 30 alunos.
Público-alvo: Gestores de ICTs, IESs e empresas de base tecnológica, funcionários de órgãos públicos de C&T e pesquisadores em geral.
2) ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS EM C,T&I: DA TEORIA À PRÁTICA
Objetivo: Capacitar os participantes em relação aos principais conceitos, métodos e técnicas para elaboração e gestão de projetos direcionados para as agências de fomento e instituições de apoio financeiro à CT&I (FINEP, CNPq e FAPDF).
Método: Presencial e dinâmico, mesclando teoria e prática, com aulas expositivas (slides e vídeos) e trabalho em equipe (oficina), possibilitando a aplicação dos conceitos e técnicas repassadas na estruturação de projetos de forma imediata. Presencial com carga horária de 12h + oficina com carga horária de 8h, para turmas de até 30 alunos.
3) GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Objetivo: Desenvolver junto aos alunos e potenciais empreendedores diferentes dimensões acerca do desafio que é a gestão da inovação. Entender e aplicar os conceitos básicos relacionados ao tema e conhecer o papel e a importância estratégica que a inovação representa para a geração e a sustentabilidade dos negócios.
Método: Presencial com carga horária de 16 horas, incluindo trabalho em grupo com estudos de casos baseados em empresas que atuam no mercado com foco em inovação. Turmas de até 30 alunos.
4) INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA EMPRESÁRIOS
Objetivo: Capacitar o setor empresarial a utilizar de maneira eficiente os instrumentos de propriedade intelectual (PI) e proporcionar um maior entendimento sobre a importância da PI para o processo de inovação, fornecendo conhecimentos básicos sobre inovação, PI e gestão de ativos de PI.
Método: Presencial com carga horária de 8 horas para turmas de até 30 pessoas.
Clique no botão abaixo e confira o conteúdo programático dos cursos!
OUTROS EVENTOS
Seminários, palestras e workshops, de no máximo 4 horas com especialistas e palestrantes de renome vinculados aos temas pertinentes ao programa, como empreendedorismo e habitats de inovação, inovação e agronegócio, ecossistema de CT&I do Distrito Federal e Marco Legal do DF, e startups.