Entre 1993 e 2008, a ABIPTI, em parceria com o CNPq e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu 33 cursos de especialização com ênfase na formação de Agentes de Inovação e Difusão Tecnológica (Agintec).
A capacitação contribuiu para o processo de qualificação de cerca de mil alunos, entre gestores públicos, acadêmicos, empresários, consultores e profissionais atuantes nas áreas vinculadas ao ambiente de ciência, tecnologia e inovação provenientes de 344 instituições públicas e privadas.
Em 2012, as atividades da Agintec serão retomadas e os cursos serão destinados às entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação filiadas à ABIPTI. De acordo com o consultor da Associação, Félix Silva, a grade horária contemplará o atual contexto político institucional da CT&I no país, com especial atenção às principais políticas públicas para o setor, marco legal e as tendências e desafios colocados para os diversos atores que constituem o Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação.
“O objetivo do Agintec é ampliar de forma expressiva a qualificação de especialistas e grupos de alto desempenho no agenciamento dos processos de inovação e difusão tecnológica e contribuir para o fortalecimento dos sistemas estaduais de ciência, tecnologia e inovação. Os mecanismos e instrumentos de apoio e de fomento à inovação existentes nas diversas agências também farão parte do conteúdo metodológico”, complementa.
O curso será uma pós-graduação, em nível de especialização (lato sensu), com 360 horas/aula. Os associados interessados em receber e promovê-lo, em parceria com a ABIPTI, deverão entrar em contato pelo e-mail felix.silva@abipti.org.br ou pelo telefone (61) 3348-3109.
Para saber mais sobre a ABIPTI acesse o site www.abipti.org.br.