Foram eleitos na última sexta-feira (19) o novo presidente e diretor-geral da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). Assumem os cargos Pedro Wongtschowski e Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, respectivamente. Com sede em Campinas (SP), a associação é gestora de quatro laboratórios nacionais que mantêm contrato de gestão com o MCTI.
Wongtschowski é engenheiro químico, mestre e doutor em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade e do Comitê Empresarial Estadual da Inovação da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ele também é presidente da Ultrapar Participações, empresa nacional de capital aberto com atuação nas áreas de distribuição de combustíveis (Ipiranga), distribuição de GLP (Ultragaz), logística de granéis líquidos (Ultracargo) e fabricação de produtos e especialidades químicas (Oxiteno).
Ex-presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão é Ph.D em física pela Universidade Princeton. Também foi pesquisador associado na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) e na Universidade de Paris XI. Aragão foi diretor de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, além de gerente-geral de Parcerias e Recursos no Instituto Tecnológico Vale (ITV).
A ABTLuS é uma instituição associada à ABIPTI.
Para saber mais sobre a ABTLuS acesse o site www.lnls.br/site/home.aspx.
(Com informações da Agência Fapesp)