Os ministérios da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Meio Ambiente (MMA) assinaram, na abertura da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no dia 18, em Brasília (DF), o termo de cooperação para a implantação do Sistema Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
O sistema será alimentado por informações produzidas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão criado neste ano pelo MCTI. A ideia é reduzir os efeitos das catástrofes naturais registradas num número cada vez maior no Brasil, provocadas principalmente pelas mudanças climáticas.
“É fundamental a informação antecipada sobre a ocorrência de eventos extremos”, destacou Fernando Bezerra, ministro da Integração Nacional, parceiro da iniciativa. De acordo com ele, a Defesa Civil Nacional trabalhará integrada aos sistemas de defesa estaduais e municipais, para que seja possível mitigar os efeitos dos desastres naturais e, sobretudo, poupar vidas.
“Assistimos, ao longo deste ano, uma série de eventos que colocou o governo numa ampla reflexão sobre uma nova política nacional de defesa civil e hoje registramos aqui o nascimento do Cemaden”, concluiu.
O tema da 8ª SNCTI é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. O evento ocorre em mais de 530 municípios de todo o país até domingo (23). A expectativa é registrar a realização de mais de 15 mil atividades elaboradas com o intuito de popularizar a ciência. Em Brasília, o evento está montado no canteiro central da Esplanada dos Ministérios.
Ainda na abertura, o CNPq entregou os prêmios “Destaque do Ano na Iniciação Científica” e o “Fotografia, Ciência e Arte”. O primeiro reconheceu trabalhos realizados por bolsistas do órgão e o empenho de instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Já o segundo, criado em 2011, selecionou imagens para o Anuário Brasileiro da Fotografia Científica. A cerimônia contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em exercício, Luiz Antonio Elias, entre outras autoridades.
(Cynthia Ribeiro para o Gestão C&T online)