A Fundação Nacional de Ciência (NSF, na sigla em inglês), que reúne agências de fomento à pesquisa de 50 países, anunciou a criação do Conselho Global de Pesquisas (GRC, sigla em inglês). O grupo terá a responsabilidade de analisar questões importantes para as entidades de financiamento de todo o mundo com o objetivo de melhorar a colaboração internacional entre elas.
Como um dos países integrantes do NSF, o Brasil integra o grupo recém criado. Entre os temas a serem discutidos no GRC estão as melhores formas de financiamento da infraestrutura da pesquisa, a melhor forma de gerir a propriedade intelectual e a ética na pesquisa científica.
O próximo encontro do Cômite Executivo da NSF será realizado em maio de 2013. O Brasil e a Alemanha serão os responsáveis por organizar o encontro. O diretor da NSF, Subra Suresh, afirmou que o conselho representa um primeiro passo rumo a uma abordagem mais unificada do processo científico.
Para o diretor, “ciência de qualidade em qualquer lugar é bom para a ciência em todo lugar”. Em um artigo publicado na revista Science, em 2011, tratando do crescente investimento global em pesquisa, desenvolvimento e inovação, Suresh afirmou que “as barreiras mais fundamentais para as colaborações multilaterais e internacionais são os padrões diversos de revisão do mérito científico e diferenças nas infraestruturas, que garantem a ética profissional e a integridade científica”.
(Com informações do CNPq)