A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) selecionará propostas voltadas para divulgação científica. Trata-se do edital 20/2011 que receberá projetos até o dia 29 de dezembro. O objetivo é desenvolver vocações no setor, a partir do envolvimento de pesquisadores, profissionais e estudantes na geração de produtos de comunicação científica.
Espera-se que sejam produzidos textos, eventos, reportagens e programas, a serem veiculados por diferentes mídias. Os projetos terão vigência de um ano, podendo ser progrrogados por até seis meses. Os temas da chamada são comunicação social, que tem como subtemas as faixas “jornalismo”, “TV e vídeo”, e “fotografia”; e eventos, que contará com o subtema “relações públicas”.
Está prevista a concessão de bolsas nas modalidades GCT, nível B ou C e auxílio pesquisa para custeio e capital no valor de até R$ 80 mil. O total de recursos referente aos bolsistas associados é de R$ 57,2 mil. Os proponentes para coordenação do projeto e para bolsistas não poderão acumular a bolsa com qualquer modalidade de bolsa da Fapeam, de outras agências nacionais ou estrangeiras ou de organismos internacionais. Para coordenador, a fundação exige a comprovação de experiência em difusão científica.
A Fapeam é uma instituição associada à ABIPTI.
O edital está disponível neste link.