A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) vão realizar, no dia 29, em Brasília (DF), um ato público em favor da destinação de parte expressiva dos royalties do pré-sal para investimentos em educação e em ciência, tecnologia e inovação.
O evento ocorrerá no plenário 1 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados e deverá contar com a participação de diversas entidades que atuam nas áreas citadas, como a ABIPTI. “Nossa proposta é que os royalties do pré-sal sejam utilizados para resolver duas questões importantíssimas para o futuro do Brasil: melhorar a qualidade do ensino público e dotar nossas instituições de pesquisa e empresas das condições necessárias para promover a inovação tecnológica”, explica Helena Nader, presidente da SBPC.
Deverá ser votado, até o dia 4 de outubro, o projeto de lei nº 8.051/2010, que determinará as regras de partilha dos royalties provenientes da exploração de petróleo na camada do pré-sal. Para mobilizar a comunidade científica e tecnológica, a SBPC e a ABC criaram um abaixo-assinado para pleitear esses recursos para mais educação, ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa já alcançou mais de 10 mil assinaturas. A expectativa da presidente da SBPC, Helena Nader, é obter 1 milhão de signatários quando a proposição for colocada em votação no Congresso Nacional.
Para assinar a petição, acesse este link.
(Com informações da SBPC)