O Banco da Amazônia aplicará recursos para ampliar a produção de óleo de dendê no Pará. A insitutição financeira fechou parcerias com a ADM e Petrobrás Bicombustível, duas grandes empresas investidoras no ramo. O acordo com a primeira definiu um calendário de ações para implantar o Polo de Bioenergia em São Domingos de Capim, no nordeste paraense.
O Polo de Bioenergia inclui cerca de 12 mil hectares de lavoura de dendê. Essa área dá suporte à matéria-prima necessária para a construção de uma esmagadora de óleo bruto e mistura ao biodiesel.
No calendário Safra 2011/2012, serão 3,5 mil hectares da palmeira, dos quais 2 mil egressos da agricultura familiar receberão R$ 16,8 milhões, oriundos do Pronaf Ecodendê. Desse total, 300 mini e pequenos agricultores familiares receberão assistência técnica gratuita pela ADM, de acordo com o Programa de Bioenergia do Governo Federal, no qual o banco é signatário.
Já o convênio com a Petrobrás Bicombustível prevê a prestação de serviço de elaboração a projetos e assistência técnica, para produtores amparados pelo Pronaf Ecodendê. Esse projeto contemplará 240 mini-produtores. No total as parcerias movimentarão cerca de R$ 68,4 milhões.
(Com informações do Banco da Amazônia)