O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), instrumento operacionalizado pelo Banco da Amazônia (Basa), investirá neste ano recursos da ordem de R$ 4 bilhões na região Norte. O anúncio foi feito na última semana e os recursos beneficiarão empresas de todos os portes, empreendedores individuais e agricultores familiares.
Segundo o diretor Comercial e de Distribuição da instituição, Gilvandro Negrão, a ideia é alcançar resultados socioeconômicos significativos, com abrangência no desenvolvimento sustentável da região, “como o estímulo à internalização de renda a partir do fortalecimento dos arranjos produtivos locais e das cadeias produtivas, promoção da inclusão social de populações de baixa renda”.
Entre os programas do fundo, vale citar o FNO-Biodiversidade, voltado para manutenção e recuperação da biodiversidade amazônica. A iniciativa oferta recursos para projetos que possuam boas práticas de manejo e para empreendimentos voltados para a recuperação de áreas de reserva legal.
Também merece destaque o FNO-MPE, voltado para micro e pequenas empresas, associações e cooperativas, que se enquadram nas atividades de agroindústria, indústria, turismo, cultura, exportação, comércio e prestação de serviços. O fundo contempla os sete Estados que integram a região (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).
Informações sobre o Basa estão disponíveis no site www.basa.com.br.
(Com informações do Basa)