A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento para pesquisas do grupo Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A para medicamentos inovadores, genéricos e similares. Serão R$ 64,2 milhões do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde, conhecido como BNDES Profarma.
Os recursos equivalem a 88% do total a ser aplicado pelo grupo. Os investimentos estão divididos em três grupos: os produtos inovadores, os similares e a renovação de registro. Os produtos inovadores que serão desenvolvidos pelo Aché e Biosintética já possuem registro no exterior, mas ainda não existem no Brasil. Desta forma, resultarão em novas associações e formulações inéditas no país.
O segundo grupo de investimentos da empresa, o de medicamentos similares, inclui produtos para os quais já há remédios de referência produzidos e comercializados no mercado brasileiro. Enquanto os investimentos para renovação de registro incluem os remédios similares e genéricos comercializados no Brasil.
(Com informações do BNDES)