A partir de fevereiro a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) receberá solicitações de bolsas de mestrado em fluxo contínuo. Com a medida, a instituição espera mais rapidez na tramitação dos pedidos. O prazo máximo para envio dos pedidos de bolsas é até 27 de dezembro.
A fundação espera que com o novo sistema o prazo de espera por resposta seja de até 74 dias. Até o ano passado, a Fapesp lançava dois editais por ano para selecionar os candidatos. O sistema de avaliação continuará sendo o mesmo. Todos os meses os grupos de avaliação se reunirão em sessões de análise comparativa das propostas nas Coordenações de Áreas e Coordenação Conjunta da agência de fomento.
Como já vem sendo feito desde 2009, as solicitações deverão ser realizadas pelo Sistema de Apoio a Gestão (SAGe). As instruções completas para a apresentação de propostas de Bolsas de Mestrado estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/ms.
Para o preenchimento dos formulários eletrônicos recomenda-se consultar o manual SAGe para Submissão de Propostas de Mestrado disponível neste link.
(Com informações da Fapesp)