Parceria firmada na última quinta-feira (1º), em Manaus (AM), fortalecerá a cooperação entre o Brasil e a França na área de tecnologia de informação e comunicação (TIC). O acordo envolve 14 fundações de amparo à pesquisa do Brasil e dois organismos franceses e prevê o lançamento de editais já nesta semana.
A cooperação foi firmada durante o fórum conjunto dos conselhos nacionais de Secretários para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). O prazo de submissão é março do próximo ano e os resultados devem ser anunciados em maio.
Pelo lado francês, participam o Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (Inria) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), por meio do seu braço especializado em TIC, o Instituto Nacional das Ciências da Informação e de suas Interações (INS2i).
A iniciativa apoiará projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em setores como computação e informática; mecatrônica; engenharia; matemática aplicada; entre outros. Os projetos poderão ser submetidos por pesquisadores de um ou mais Estados brasileiros, entre aqueles que aderiram à chamada. A iniciativa prevê o financiamento da mobilidade dos pesquisadores para visitas científicas aos parceiros envolvidos.
“Se o Brasil quer ganhar um papel importante no cenário mundial, precisa se articular internacionalmente, sem deixar de resolver as questoes nacionais, como investimento e desconcentração”, destacou o presidente do Confap, Mário Neto Borges. A parceira com o Inria já soma três anos consecutivos.
Os dois conselhos nacionais firmaram ainda com o CNRS um acordo “guarda-chuva”, que permitirá a cada Estado brasileiro realizar parcerias com os institutos ligados ao centro francês em outras áreas de interesse do Brasil. “Além da consolidação dessa relação, é possível perceber que houve avanços importantes na cooperação com a França”, completou Mário Neto.
(Cynthia Ribeiro para o Gestão C&T online)