Com o intuito de conhecer modelos de políticas voltadas ao desenvolvimento da competitividade industrial, um grupo brasileiro esteve na Europa na segunda quinzena de junho. A viagem foi organizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e contou com representantes dos governos estaduais e das federações de indústrias de Goiás, Pará, Maranhão, Sergipe e Pernambuco.
De acordo com a ABDI, o objetivo foi buscar referências e exemplos para a condução das políticas industriais estaduais que estão em fase inicial de execução (como é o caso de Sergipe) ou em fase de elaboração (como nos outros quatro Estados participantes), com foco na articulação público-privada e no fortalecimento da base industrial.
“Nosso objetivo com essa iniciativa é auxiliar os Estados na definição de estratégias e ferramentas de médio e longo prazo que auxiliem no aumento da sua competitividade industrial”, afirmou o diretor da ABDI, Clayton Campanhola. A viagem foi realizada por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (Paiipme).
A Comunidade Europeia executa uma política industrial própria, que busca melhorar o ambiente de negócios do bloco, fortalecê-lo como mercado único, incentivar a inovação, promover a sustentabilidade e apoiar setores estratégicos dos estados-membros.
A regionalização dessa política se dá por meio de fundos regionais, sociais e de coesão que, entre 2007 e 2013, investirão 347 bilhões de euros para infraestrutura, ambiente de negócios e formação de mão de obra em áreas menos desenvolvidas.
Informações sobre a ABDI estão disponíveis no site www.abdi.com.br.
(Com informações da ABDI)