A segunda chamada de financiamento do acordo entre Brasil e União Europeia deve sair no segundo semestre de 2012. Voltado para pesquisas na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), serão destinados para os projetos 10,5 milhões de euros. A confirmação foi dada pelo secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida.
De acordo com o secretário, no primeiro edital, lançado em 2010, foram apresentados 42 projetos de desenvolvimento científico e tecnológico. Desse total, cinco foram selecionados. As empresas, universidades e institutos de pesquisa contemplados têm até três anos para a conclusão dos trabalhos.
O foco dos estudos dessa chamada foi a internet do futuro, monitoramento de redes e infraestruturas eletrônicas, microssistemas e microeletrônica. O novo edital será voltado para as seguintes áreas: computação em nuvem para a ciência, tecnologias sustentáveis para as cidades inteligentes, plataformas inteligentes, TV e serviços.
Com as chamadas públicas, o governo acredita no crescimento do setor de TIC. Segundo Virgilio Almeida, a projeção é que a representação do mercado no PIB passe de 4% para 5,5% nos próximo seis ou sete anos.
Informações sobre as ações do MCTI podem ser obtidas no site www.mct.gov.br.
(Com informações do MCTI)