Pesquisa divulgada na terça-feira (4), apontou que o ensino superior brasileiro está entre os melhores da América Latina. De acordo com o estudo, elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS), organização de pesquisa educacional do Reino Unido, oito universidades brasileiras estão entre as 20 primeiras na região. Das 200 instituições que compõem o ranking “QS University Rankings”, 65 são do Brasil.
O destaque é a Universidade de São Paulo (USP), que ocupa o primeiro lugar. A Pontificia Universidad Católica de Chile ocupa a segunda posição, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Universidade Federal de Minas Gerais está em décimo lugar. Já a Universidade Federal do Ceará (UFC) é a 76ª entre as 100 melhores.
De acordo com a Quacquarelli Symonds, os resultados refletem os dados divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no mês passado, que revelam que a proporção do Produto Interno Bruto (PIB) investido em educação cresceu mais no Brasil do que em qualquer outro país da OCDE, entre 2000 e 2008.
“A economia brasileira já é a sétima maior do mundo. O incremento da educação superior de alto nível será fundamental para o desenvolvimento e os novos rankings QS demonstram que o país já começa a colher seus frutos”, disse Ben Sowter, chefe de pesquisas da QS.
A lista completa está disponível neste link.
(Com informações da Agência Fapesp)