O CNPq e o Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique selecionarão propostas para bolsas de mestrado e doutorado no Brasil para pesquisadores moçambicanos. Trata-se da chamada 16/2011, que está com as inscrições abertas até o dia 20 de outubro.
O objetivo da iniciativa é incentivar a participação de estudantes daquele país em cursos de pós-graduação brasileiros, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas relevantes e de interesse do governo de Moçambique.
Pode participar cidadão moçambicano que não possua visto de permanência no Brasil ou em outros países. O proponente também não pode ser filho de genitores brasileiros e deverá ter cursado a graduação ou mestrado em uma área do conhecimento científico. Somente será concedida bolsa a candidatos que mantenham vínculo empregatício com instituições públicas em seu país de origem.
O proponente deverá, ainda, apresentar carta de aceitação da instituição de ensino superior brasileira (IES) pública ou privada, avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito igual ou superior a quatro para mestrado e cinco para doutorado.
O edital está disponível neste link.