A capital federal recebeu, nesta quarta (21) e quinta-feira (22), o 7° Encontro preparatório para o Fórum Mundial da Ciência (FMC). Especialistas do Brasil e do exterior debateram as propostas e ações relacionadas ao tema “Ciência para o ambiente e a justiça social”.
Entre os tópicos abordados estão os problemas urbanos como a o transporte público e a violência da região. De acordo com o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias, o tema está no centro de debates da sociedade brasileira.
“A tarefa de melhorar a realidade social do Brasil passa por dimensionar a cidade como um espaço de convivência mais efetivo, que garanta maior cidadania e maior qualidade de vida para a população”, analisa Elias.
O secretário executivo destacou que apesar dos encontros terem focado situações regionais, sempre estiveram entre quatro linhas centrais: educação em ciência; difusão e acesso ao conhecimento e interesse social; ética na ciência; e desenvolvimento sustentável e inclusivo.
“O objetivo dos encontros foi promover debates com a sociedade sobre a importância da ciência para a realidade nacional, no intuito de corrigir as desigualdades sociais, nos emparelhar com as economias internacionais e para trazer conhecimento à sociedade brasileira”, disse Elias.
Relatório
Além de debates em torno de aspectos regionais, o encontro teve uma mesa composta por coordenadores de outras reuniões preparatórias para apresentar as conclusões dos trabalhos. Estes relatos se juntarão aos documentos elaborados a partir dos debates em Brasília e ao material a ser exibido no Fórum Mundial da Ciência, em novembro, no Rio de Janeiro.
(Agência Gestão CT&I com informações do MCTI)