Foi anunciada na última semana a ampliação da rede óptica acadêmica no Espírito Santo, por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). O aumento foi de 280% e contemplará diretamente as atividades de pesquisa, ciência, tecnologia e de educação superior do Estado.
Atualmente, a RNP interconecta mais de 500 instituições de educação superior e pesquisa no Brasil. No Estado, estão conectadas ao sistema a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), entre outros. A meta é, até 2014, levar acesso à internet a todos os municípios capixabas.
“Desde o momento em que instalamos um ponto de presença no Espírito Santo recebemos apoio de instituições de ensino e pesquisa, tanto municipais quanto estaduais, federais e privadas. O aumento da capacidade da rede vem atender e fortalecer essas parcerias”, destacou o diretor geral da RNP, Nelson Simões.
A RNP opera um serviço para atender às comunidades acadêmicas e de pesquisa, oferecendo acesso à internet por meio dos seus pontos de presença (PoPs) regionais, que disponibilizam serviços relacionados a manutenção, gerência, ao planejamento e ao desenvolvimento de redes avançadas.
(Com informações da Fapes)