Três pesquisadores brasileiros podem participar do grupo de pesquisas oceanográficas do Integrated Ocean Drilling Program (IODP). O assunto foi pauta da reunião entre o diretor de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Emídio Cantídio de Oliveira, com os coordenadores-gerais do programa Ciências do Mar e com o representante do grupo de pesquisas IODP, Bradford Clement.
Discutiu-se no encontro a possibilidade de participação de três pesquisadores brasileiros e estudantes das áreas de geofísica marinha e biologia marinha na etapa de pesquisas 2012-2013 do IODP. Os participantes permanecerão embarcados em um navio de pesquisa oceanográfica durante três meses.
Foram apresentados o histórico das ações do IODP, planos científicos, expedições previstas e benefícios para o Brasil. Uma delegação da Capes e de alguns coordenadores de programas vai a Lisboa, em Portugal, para conhecer a estrutura de um dos três navios de pesquisa da IODP.
Ciências do Mar
O Programa Ciências do Mar da Capes tem como objetivo estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no país utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior (IES). Para conhecer mais acesse este link.
(Com informações da Capes)