A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) selecionará projetos para o Programa de Cooperação Internacional Centros Associados da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAPG-BA). A seleção será por meio do edital 033/2011, que receberá as propostas até 28 de outubro.
O objetivo é incentivar a co-orientação de teses e eventual co-diplomação, com a participação ativa dos docentes-pesquisadores nos programas de pós-graduação dos dois países. O edital visa, ainda, desenvolver projetos conjuntos de teses de doutorado, com vistas a estimular a criação de programas binacionais.
Pelo lado brasileiro, a seleção das propsotas será executada pela Capes. Já pela Argentina, caberá à Secretaria de Políticas Universitárias, órgão vinculado ao Ministério da Educação daquele país, conduzir o processo de escolha. O programa prevê a concessão de bolsas, financiamento de diárias, de recursos para material de consumo e passagens aéreas para docentes.
Cada projeto, de associação institucional, deve se concentrar em uma área ou em áreas correlatas e envolver uma instituição de ensino superior de cada país. Para concorrer os programas brasileiros devem ter nota igual ou maior a cinco, com avaliação da Capes.
O edital está disponível neste link.