A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB), financiará o envio de 20 professores brasileiros de física à Escola de Professores Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), em Genebra, na Suíça. A viagem também é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).
O objetivo da proposta é atuar na capacitação de professores adequando áreas de estudo consideradas complexas à realidade e à compreensão dos alunos. Entre os selecionados estão seis bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid).
Com o investimento de R$ 76 mil, o apoio financeiro da Capes engloba o custeio das passagens internacionais com taxas aeroportuárias, das diárias e do seguro viagem dos professores participantes. A iniciativa é direcionada a professores do ensino médio licenciados em física ou que tenham licenciatura que apresente habilitação em física.
Professores da rede federal, estadual, municipal e particular de ensino partirão de vários Estados brasileiros amanhã (2). Durante sete dias em Genebra, os docentes participarão de cursos ministrados por pesquisadores brasileiros e portugueses pertencentes ao Cern, farão visitas às instalações e aos laboratórios, além de atividades de interação com outros professores e pesquisadores.
(Com informações da Capes)