A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério da Integração Nacional, apoiará pesquisas científicas e tecnológicas em assuntos relacionados ao desenvolvimento regional e nacional. Batizado de programa Pró-Integração, o edital recebe inscrições até 17 de setembro.
O projeto poderá envolver a participação de no máximo três equipes que deverão ser constituídas por pesquisadores, docentes e discentes vinculados aos cursos de pós-graduação das instituições de ensino e/ou pesquisa pública ou privada sem fins lucrativos.
A idéia é apoiar projetos conjuntos de pesquisa vinculados a diferentes instituições. O edital expõe uma série de oito áreas temáticas que devem ser contempladas pelos projetos, como gerenciamento de riscos de desastres naturais, desertificação, gestão de sistemas complexos de recursos hídricos e gestão ambiental de áreas irrigadas.
Estão previstasainda bolsas de estudo no país e no exterior. Assim como passagens aéreas, auxílio moradia, diárias e despesas de custeio para material de consumo.
(Agência Gestão CT&I com informações da Capes)