Com a expectativa de repetir o sucesso da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), o governo federal lançou um edital exclusivo para financiar olimpíadas científicas nacionais e internacionais. No total, o CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizarão juntos R$ 3 milhões, mas esse valor poderá aumentar de acordo com a disponibilidade orçamentária do CNPq. O prazo final para inscrição é 5 de dezembro.
Para conseguir a liberação dos recursos, os projetos submetidos à avaliação devem ter a garantia de que serão executados por uma instituição de ensino superior, pública ou privada, instituto ou centro de pesquisa e desenvolvimento ou empresa pública que execute atividades de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação.
De acordo com o edital, o coordenador do projeto deve possuir o título de doutor e ter vínculo formal com uma instituição de ensino. O prazo máximo para a execução das propostas aprovadas é de um ano.
Para o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, o projeto é um importante passo para o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas do país. “Precisamos popularizar as ciências, mostrar aos brasileiros a importância do cientista, não só para o desenvolvimento técnico ou biológico, mas também para tratamento médico e prevenção de desastres naturais”, concluiu.
O edital está disponível neste link.
(Com informações do CNPq)