Prevista para ser implantada ainda neste ano em quatro municípios alagoanos, a Cidade Digital garantirá à população acesso, por meio da internet, a bibliotecas, portais educacionais, de segurança, de saúde e de comunicação. Quatro municípios foram selecionados para receber os primeiros quiosques do programa.
Serão instalados dez quiosques. Neles haverá pelo menos cinco computadores e um roteador wi-fi para quem tiver computador capaz de acessar a internet sem fio. “Quem estiver em um raio de 300 metros, sejam elas residências ou até empresas se beneficiarão com internet gratuita”, informou o secretário de Ciência e Tecnologia (Secti), Eduardo Setton.
Os municípios selecionados são: Paulo Jacinto, Quebrangulo, Viçosa e Palmeira dos Índios. As prefeituras irão ajudar na construção e manutenção da estrutura física do programa em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Um centro de gerenciamento comandará todos os espaços interligados pela rede e terá salas de videoconferência, de convivência e de geração de conteúdo, entre outras. Este centro será supervisionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
(Com informações da Secti)