A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) deverá disponibilizar ainda neste mês a Norma 130:000.00-002 – Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para consulta pública. A norma não terá caráter obrigatório. Tratam-se de orientações para empresas de qualquer porte e ramo de atividade desenvolverem projetos neste setor
“É uma ferramenta importante para as empresas melhorarem o seu desempenho nas suas atividades, tendo mais controle de seus investimentos em inovação e, consequentemente, diminuindo os riscos inerentes”, afirmou o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, que preside também a Comissão de Estudo Especial de Gestão da PD&I ABNT CEE-130.
O grupo, que reúne representantes de empresas, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil de diferentes Estados do Brasil, esteve em Curitiba (PR) nos dias 29 e 30 de março para elaborar o texto base da norma. Após a consulta pública, o texto será publicado.
A comissão estuda ainda a elaboração de outra norma sobre vigilância tecnológica. Espera-se que as novas diretrizes sirvam de guia especialmente para que as pequenas e médias empresas possam desenvolver projetos inovadores com uma metodologia que tenha começo, meio e fim.
“Nós tentamos dar esse caminho para a inovação, que é a peça-chave para que o Brasil possa superar suas deficiências em infraestrutura e educação, sendo mais competitivo no mercado global”, pontuou Paulo Roberto Santos Ivo, vice-presidente da ABIPTI pela região Sudeste e gerente executivo de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais do Instituto de Pesquisas Eldorado, que também participa da comissão.
A ABNT, o Tecpar e o Instituto Eldorado são instituições associadas à ABIPTI.
(Com informações do Tecpar)