Depois de ficar desativada, a Comissão Especial de Avaliação (CEA) do Sistema Estadual de Ensino do Paraná vai retomar as atividades. As Instituições de Ensino Superior (IES) já encaminharam à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) os nomes dos representantes para integrar a comissão e a primeira reunião do grupo deve acontecer no dia 31 de outubro.
De acordo com o coordenador de Ensino Superior, Mário Cândido de Athayde Júnior, o diálogo é a principal ferramenta na busca da excelência no ensino superior. “A comissão é um importante fórum de discussão e proposição de mecanismos e instrumentos de avaliação das instituições de educação superior, em suas atividades de gestão, de pesquisa, de ensino e de extensão”, afirma.
A comissão foi criada pelo governo em 2007. Doze membros constituem o grupo, sendo dois representantes da secretaria; sete representantes das IES; do Sistema Estadual de Ensino do Paraná; um representante da Secretaria de Educação; um representante do Conselho Estadual de Educação; e um representante da comunidade científica paranaense. As reuniões da comissão são um espaço democrático para o diálogo com a comunidade científica em torno das questões que envolvem a educação superior pública do Estado.
(Com informações da Seti-PR)