O MCTI abriu o processo para selecionar candidatos ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A escolha será por feita por um comitê nomeado pelo ministro Aloizio Mercadante. Os interessados devem enviar os documentos necessários até o dia 14 de novembro.
Os documentos para a candidatura ao cargo são: uma carta solicitando inscrição da candidatura, curriculum vitae, incluindo produção científica, e um texto de até cinco páginas, descrevendo a visão de futuro para o Inpe e a importância do seu projeto de gestão com o Plano Diretor do instituto.
Há mais de dez anos o MCTI utiliza esse sistema para escolher os diretores das suas unidades de pesquisa. Depois de analisar todos os documentos e entrevistar cada candidato, o comitê elabora uma lista tríplice ao ministro que faz a escolha.
O comitê é presidido pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis. Entre os membros estão o diretor-geral da Associação Brasileira de Luz Síncrotron, Carlos Aragão; o secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre; o pesquisador do Inpe, José Humberto Andrade Sobral; e o pesquisador do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento, de São José dos Campos (SP), Satoshi Yokota.
Os documentos devem ser enviados em papel e via eletrônica aos cuidados do professor Jacob Palis, para a Academia Brasileira de Ciências, na Rua Anfilófio de Carvalho, nº 29, 3º andar, Centro, Rio de Janeiro (RJ). O e-mail para envio é jpalis@abc.org.br.
(Com informações do MCTI)