Uma comitiva liderada pelo MCTI embarcou no último sábado (20) para a China e Coreia do Sul. A ideia é discutir acordos de cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), que envolvem, por exemplo, o programa Ciência sem Fronteiras e a construção de um satélite conjunto dos países que compõem o grupo dos Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Participam da viagem o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do ministério, Carlos Nobre; o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara; entre outros.
Com o governo chinês, o grupo brasileiro irá tratar sobre o lançamento do satélite CBERS 4, a construção de novos equipamentos, além da criação de um centro Brasil-China para pesquisas meteorológicas. Já com a Coreia serão discutidos acordos bilaterais com diversos órgãos coreanos, além da assinatura de memorandos de entendimentos com universidades para o envio de estudantes também no âmbito do Ciência sem Fronteiras.
(Com informações do MCTI)