27.Junho.2018
Conferência Magna
Conferencista: Sávio Tulio Oselieri Raeder – Representante do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab e Diretor do Departamento de Políticas e Programas de Ciências da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED / MCTIC).
Painel I: CT&I e Educação
Tema: A experiência das IES no fortalecimento da cultura de empreendedorismo e inovação.
A proposta desse painel é debater a importância de se fortalecer a cultura do empreendedorismo e da inovação no ambiente das instituições de ensino superior tendo em vista a necessidade de se buscar uma relação mais estreita entre a academia e as empresas com vista a promoção da inovação em larga escala.
Mediador: Jhonatan Almada – Reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA.
Debatedores:
- Valder Steffen Júnior – Reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES; e
- Raissa Natasha Einstein Franca Amaral – Coordenadora das ações de Educação Empreendedora no SEBRAE-MA e do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos.
Painel II: CT&I e o Estado do Maranhão
Tema: Promoção da CT&I no Estado do Maranhão para superar desigualdades e gerar desenvolvimento.
O referido painel terá por objetivo tratar exclusivamente das políticas de CT&I do Governo do Estado do Maranhão, considerando os avanços promovidos pelo Governo Federal no tocante ao Novo Marco Legal de CT&I, bem como a atual política do MCTIC, expressa na “Estratégia Nacional de CT&I 2016/2022”.
Mediador: Claudio Benedito Silva Furtado – Vice-Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ-PB.
Debatedores:
Representantes locais:
- Davi Telles – Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão (SECTI)
- Jhonatan Almada – Reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA.
- Elizabeth Nunes Fernandes – Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
- Alex Oliveira – Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA)
28.Junho.2018 – Manhã
Palestra
Tema: Contencioso OMC e seus impactos
A palestra em questão, a ser proferida pelo representante da Secretaria de Políticas Digitais do MCTIC, tem por objetivo atualizar o público presente sobre as consequências para o país do recente contencioso no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), onde a União Europeia (EU) e o Japão contestam, os benefícios fiscais concedidos pelo Brasil a diversos setores da indústria nacional, inclusive o da informática, por entenderem que eles não são consistentes com as regras do comércio internacional e discriminam empresas de outros países.
Palestrante: Henrique Oliveira Miguel – Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital / Secretaria de Políticas Digitais – SEPOD / MCTIC.
Painel III: CT&I e Desenvolvimento Socioeconômico
Tema: Inovação como vetor de desenvolvimento socioeconômico.
A inovação é hoje um dos principais fatores de desenvolvimento socioeconômico no mundo. As empresas que inovam são mais competitivas e consolidam suas atividades no mercado interno e externo, gerando emprego e renda. Ao mesmo tempo é cada vez mais presente a preocupação com a preservação e utilização de forma sustentável dos recursos naturais. Esse painel pretende justamente debater como conciliar a inovação como estratégia de negócio e ser ao mesmo tempo, uma prática fundamental para o alcance do desenvolvimento sustentável.
Mediador: Luiz Fernando Vianna – Vice-Presidente da ABIPTI / Região Sul e Presidente dos Institutos Lactec.
Debatedores:
- Antonio Carlos Filgueira Galvão – Consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE;
- Maria Domenica Serpa Blundi – Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade – Vale S.A
Painel IV: CT&I e Inclusão Social
Tema: Políticas públicas de ciência e tecnologia para a inclusão social.
De acordo com o documento Estratégia Nacional de CT&I 2016/2022, do MCTIC, “O nível de desenvolvimento social de um país é medido não só pela renda, mas também pelo acesso aos serviços básicos e às condições de sustentabilidade e prática de novos métodos e técnicas que atendam demandas sociais, especialmente nas áreas de educação, saúde, habitação, segurança, mobilidade urbana e energia”. Isso pressupõe particularmente, a inserção da parcela da população que se encontra em vulnerabilidade social. Nesse sentido esse painel pretende debater o papel e a contribuição das políticas públicas de CT&I para a promoção da inclusão social.
Mediador: Antonio Carlos Porto de Andrade – Vice-Presidente da ABIPTI – Região Nordeste e Presidente Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS.
Debatedores:
- Sônia da Costa – Diretora do Departamento de Políticas e Programas para Inclusão Social – DEPIS/MCTIC;
- Ronaldo Bravo de Araújo Junior – Departamento Regional do Nordeste – DRNE / FINEP;
- João Alberto De Negri – Pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura – DISET / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.
28.Junho.2018 – Tarde
Painel V: CT&I e Saúde
Tema: Ciência, tecnologia e promoção da saúde
No mundo, a busca pela melhoria da qualidade de vida é constante. Isso passa pela melhoria das condições de moradia e de saúde qualificada para todos. Dessa forma, a formulação e implementação de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação em saúde, assistência farmacêutica e fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de saúde é uma prioridade. O presente painel pretende justamente debater com especialistas na área que políticas são essas, assim como a eficiência e eficácia das mesmas.
Mediador: Júlio César Felix – Presidente da ABIPTI e Diretor Presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)
Debatedores:
- Jan Carlo Morais Oliveira Bertassoni Delorenzi – Representante do Grupo FARMABRASIL.
- Fábio Stallivieri – Assessor da Empresa Brasileira de Pesquisa em Inovação Industrial (EMBRAPII).
Painel VI: Papel das entidades promotoras da inovação no Brasil e na União Europeia
Tema: A experiência da European Business and Innovation Centre Network (EBN) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC).
Esse painel tem por objetivo promover uma análise comparativa de duas instituições responsáveis pela promoção da inovação e consideradas referências na Europa e no Brasil, EBN e ANPROTEC. Com a participação de representantes de ambas as instituições, o painel pretende discorrer sobre o perfil de atuação de cada uma delas no tocante as ações levadas a cabo com vistas a promoção da inovação e do empreendedorismo e ao fortalecimento de empresas baseadas no conhecimento.
Mediador: Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello – Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras – ANPEI.
Debatedores:
- Chiara Davalli – Gerente de Projetos da European Business Netqoek – EBN.
- Francisco Saboya Albuquerque Neto – Vice-Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e Diretor do Porto Digital.
Painel VII: Inovação e Cooperação Internacional
Tema: A experiência do INCOBRA e os benefícios da participação em projetos de cooperação bilaterais sob o Horizonte 2020 (H2020)
Este painel tem objetivo informar e atualizar o público presente em relação ao Projeto INCOBRA (Increasing Internacional Cooperation between European Union and Brazil) inserido no âmbito do Programa Horizon 2020 (H2020 – chamada H2020-INT-INCO-2015). A ABIPTI desde fevereiro de 2016 é responsável pelo lado brasileiro nas ações de disseminação e divulgação do projeto, que tem como objetivo central, aprimorar e aumentar os acordos bilaterais em CT&I entre instituições europeias e brasileiras. Desse modo, o painel contará com representantes do INCOBRA do Brasil e da União Europeia para tratar do tema e discorrer sobre os benefícios institucionais da participação em projetos de cooperação internacional entre organizações sob o escopo do programa europeu H2020.
Mediador: Mediador: Alexandre Zuccolo Barragat de Andrade – Gerente Substituto do Departamento de Cooperação Internacional – DECIN / FINEP.
Debatedores:
- Joana Sampaio – Gerente de Cooperação e Captação de Recursos – Porto Digital.
- Gorazd Weiss – Gerente de Projetos – ZSI
- Chiara Davalli – Gerente de Projetos – EBN
29.Junho.2018 – Manhã
INCOBRA – Increasing International Science, Technology, and Innovation Cooperation between Brazil and the European Union
Palestrante: Joana Sampaio (Gerente de Cooperação e Captação de Recursos – Porto Digital)
Horizonte 2020 – Aberto ao Mundo
Introdução ao Horizonte 2020 – Programa da União Europeia para Pesquisa e Inovação, e os benefícios aos pesquisadores brasileiros em participarem (incluirá apresentação de dados estatísticos sobre os projetos do Horizonte 2020 que contenham participação de organizações brasileiras).
Palestrante: Gorazd Weiss
Oportunidades para a Participação em Chamadas do Horizonte 2020
Essa sessão contemplará os aspectos específicos do novo programa de trabalho para pesquisadores do Brasil (A exemplo: Societal Challenges, Marie Sklodowska Curie Actions, European Research Council (ERC), e os critérios de avaliação de propostas.
Palestrante: Gorazd Weiss
Fontes de Informação no Horizonte 2020 & Networking: Como encontrar parceiros para propostas de cooperação internacional ao Horizonte 2020?
Essa sessão fornecerá uma visão geral sobre as plataformas de networking disponíveis para identificar potenciais parceiros na União Europeia com vistas à construção de um consórcio.
Palestrante: Gorazd Weiss
Apresentação das chamadas do H2020 para o período de 2018-2020 em:
- Saúde;
- Educação;
- Desenvolvimento Socioeconômico; e
- Inclusão Social.
Oportunidades de Cooperação BR-EU em Ciências Sociais: uma abordagem multidisciplinar
Palestrante: Goret Paulo (Ponto de contato nacional para Sociedades inclusivas, inovadoras e reflexivas).
Como os participantes brasileiros podem buscar financiamento nacional às propostas submetidas e aprovadas ao H2020?
Palestrante: João Reis (Coordenador de Inovação e Empreendedorismo – FAPEMA)
29.Junho.2018 – Tarde
WORKSHOP em Responsible Research and Innovation (RRI)
Palestrante: Gorazd Weiss
Aplicação da RRI no Brasil e a experiência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Palestrante: Prof. Sérgio Queiroz (FAPESP)