Em busca da gestão para resultados e o aumento da competitividade nacional, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno; o diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erik Camarano; e o presidente do Conselho Superior no MBC, Élcio Aníbal de Lucca, assinaram, na última semana, um memorando de entendimentos.
O documento prevê o desenvolvimento de programas e projetos que fortaleçam a gestão para resultados no setor público, aumentem a eficiência e eficácia nos diferentes níveis da administração pública brasileira e promovam a melhoria da competitividade do setor privado. O presidente da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade e ex-diretor do MBC, Jorge Gerdau Johannpeter, participou da solenidade.
A parceria visa fortalecer as atividades do banco nas áreas de transferência de conhecimentos, de mobilização de recursos privados em articulação com os recursos do banco e de promoção da inovação. O acordo também apoiará projetos compreendidos pelo Programa de Desenvolvimento da instituição financeira (Prodev/BID) e os mecanismos inovadores de transferência de experiências exitosas entre os Estados brasileiros.
Serão contemplados programas de apoio ao fortalecimento da gestão pública brasileira em nível nacional e subnacional; iniciativas de apoio à transferência de experiências bem sucedidas nas áreas associadas à gestão para resultado; e iniciativas de apoio à melhoria da competitividade das organizações privadas, de maneira sustentável.
(Com informações do BID)