Pesquisa inédita da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) mostra que a prática de corporate venture segue uma tendência mundial e está em crescimento acelerado no país. Divulgado no dia 31 de janeiro, o estudo ‘Estratégias e Práticas de Corporate Venturing no Contexto Brasileiro’ analisou as 500 maiores empresas e identificou as instituições nas quais essa modalidade de investimento ocorre com mais frequência.
De acordo com a ABDI, a ideia foi sistematizar as práticas usadas por grandes corporações do país para a internalização da inovação, por intermédio da aquisição e investimento em negócios de alto impacto inovador. “Queremos mostrar para as empresas que utilizar as práticas de corporate venturing é um dos caminhos para criar negócios inovadores e que progridam no mercado”, afirmou a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal.
O estudo, realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) entre janeiro a março de 2011, foi apresentado durante a primeira edição do Café da Indústria de 2012. Entre os principais resultados, vale destacar que as áreas de interesse para esse tipo de investimento são: energia, fontes limpas, computação em nuvem, softwares e serviços.
O estudo também mostrou que seis das empresas avaliadas investem em corporate venture há 20 anos, o que mostra que, apesar de ser visto como uma estratégia de crescimento, ainda é um assunto novo para muitas. “Essas inovações financeiras de venture capital são fundamentais no processo de consolidação da atual economia brasileira”, completou o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos.
O estudo será divulgado no portal da ABDI, no endereço www.abdi.com.br, a partir do próximo mês.
(Com informações da ABDI)