Depois de constatar a falta de recursos humanos no setor, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Metal Mecânica, no Recife (PE), investiu na qualificação profissional. Entre 2011 e 2012 a instituição capacitou mais de 160 pessoas e prestou serviço de consultoria em gestão e inovação para 320 empresas.
De acordo com o responsável pelo CVT, Edson Carvalho, a instituição pretende, para os próximos meses, ampliar o número de profissionais treinados. “Estão programadas a abertura de duas novas turmas para a formação de mais 200 profissionais e a realização de mais um workshop em agosto. A ideia é deixar um canal aberto com o empresariado”, afirma.
A capacitação é dirigida para pessoas entre 18 e 50 anos escolhidas por meio de processo seletivo público. Os candidatos são testados com provas de matemática, português e conhecimentos gerais. O curso tem carga horária de 400 horas, dividos em 240 horas teóricas e 160 horas em laboratório.
O CVT Metal Mecância do Recife também prepara uma ferramenta de ensino a distância para aumentar o número de profissionais qualificados. Segundo Carvalho, a medida facilitará o acompanhamento das aulas e evitará desistência do curso.
(Agência Gestão CT&I com informações do MCTI)