Por meio de nota, a presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou ontem (18), o nome do novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Assumirá o cargo Marco Antonio Raupp, que atualmente responde pela Agência Espacial Brasileira (AEB). A posse está marcada para a próxima terça-feira (24).
Matemático, Raupp tem doutorado pela University of Chicago e 40 anos de militância nas atividades científicas e tecnológicas, como pesquisador e gestor de instituições da área. Ele já presidiu, por exemplo, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), uma das instituições mais representativas do setor no país e dirigiu o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).
“Considero uma honra e um enorme desafio a nova missão que me é confiada. Tenho absoluta consciência da exigência sem precedentes para que a ciência, a tecnologia e a inovação contribuam de forma essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, disse por meio de nota.
Segundo ele, para dar cumprimento a essa missão, espera contar com a participação ativa das comunidades científica, tecnológica e empresarial, “e com o apoio das equipes que compõem o ministério”. Raupp também já foi diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos.
O atual titular do MCTI, Aloizio Mercadante, foi confirmardo como o novo ministro da Educação, em substituição a Fernando Haddad, que deixará o cargo para concorrer à prefeitura de São Paulo.
(Com informações do MCTI)