O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico-Tecnológico Regional no Rio Grande do Sul (Procoredes) teve um novo edital lançado na semana passada. Serão apoiados projetos para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que ajudam no desenvolvimento das seguintes regiões do programa: Alto Jacuí, Produção, Vale do Taquari e Serra. A data limite para a submissão das propostas é o dia 23 de dezembro.
No total, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) disponibilizará R$ 460 mil. Podem enviar propostas pesquisadores com vínculo empregatício com uma instituição de ensino ou pesquisa pública ou privada sem fins lucrativos sediada no Estado.
Cada região do Procoredes tem uma necessidade que deve ser trabalhada nos projetos. A região de Jacuí terá como tema dos trabalhos a pesquisa agropecuária voltada para o desenvolvimento da atividade leiteira.
Na região de Produção dois projetos serão aplicados. Um para o desenvolvimento da bacia leiteira com ênfase no manejo do solo e outro para o desenvolvimento da bacia leiteira focado em avaliar a economia dos produtores e cooperativas. A preservação das margens do rio Taquari é tema das pesquisas que serão desenvolvidas no Vale do Taquari.
A única região com três temas de pesquisa é a da Serra, sendo uma para o aproveitamento de resíduos das atividades agropecuárias e agroindustriais e outra para o aproveitamento do lixo doméstico. A última linha de pesquisa para o local será segurança alimentar.
O edital pode ser acessado neste link.
(Com informações da Fapergs)