Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o Centro Latino-Americano de Física (CLAF). A iniciativa vai possibilitar que cidadãos latino-americanos realizem estudos em nível de doutorado e pós-doutorado júnior em física em Instituição de Ensino Superior (IES) ou instituto de pesquisa brasileiro.
Para se inscrever, o candidato deve ser residente em um país da América Latina (exceto o Brasil) e enviar toda a documentação exigida para candidatura constante do edital de abertura. As propostas de adesão serão recebidas até o dia 25 de outubro. As inscrições devem ser submetidas ao CNPq e enviadas exclusivamente via Plataforma Carlos Chagas.
O programa recebe estudantes e pesquisadores dos países-membro: Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.
CLAF
Criado em 26 de março de 1962, o Centro Latino-Americano de Física é um organismo internacional que promove ações para incentivar e estimular o desenvolvimento da Física na América Latina. O centro conta com o apoio da Unesco e do governo brasileiro.
(Agência Gestão CT&I com informações do CNPq)