O reconhecimento internacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) continua em expansão. A Embrapa lançará, ainda neste ano, uma sede do Laboratório Virtual no Exterior (Labex). Na última sexta-feira (20), a ministra da Agricultura alemã, Ilse Aigner, e o ministro da Agricultura brasileira, Mendes Ribeiro Filho, assinaram o acordo de cooperação científica que trata sobre a instalação do centro.
O novo laboratório da Embrapa será uma filial do Labex Europa, com sede na França. Ele será instalado na Forschungszentrum Jülich (Centro de Pesquisas de Jülich, em tradução livre), um dos maiores centros de pesquisa da Alemanha. Com a unidade, pesquisadores dos dois países contarão com uma ampla plataforma de cooperação científica.
Os governos brasileiro e alemão esperam aumentar a produção e a qualidade de cultivares, minimizando o consumo de recursos. Para o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, o acordo mostra o fortalecimento do setor agropecuário do Brasil. “A importância da agricultura brasileira no mundo, o processo de globalização e os desafios científicos de hoje e do futuro exigem parcerias estratégicas que possam fortalecer esse setor”.
Entre as pesquisas que serão desenvolvidas no laboratório, destacam-se a interação planta-ambiente e o seu uso em programas de melhoramento para adaptação de cultivares a mudanças climáticas e o uso sustentável de recursos naturais. Os resultados serão utilizados para projetar sistemas de produção integrados e sustentáveis para a bioeconomia de alimentos e bioenergia.
A Embrapa é uma instituição associada à ABIPTI.
Para saber mais sobre a Embrapa acessa o site www.embrapa.br.
(Com informações da Embrapa)