De acordo com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Ronaldo Mota, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) pode começar a atender o setor privado no final de 2012. A previsão foi divulgada na última semana, na terça-feira (16).
Mota participou da segunda reunião do grupo de trabalho que formaliza o projeto piloto para a instalação da empresa, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro (RJ). O projeto tem início com a participação efetiva de três centros de excelência nacionais que deverão atender a demanda por inovação da indústria. Além do INT, fazem parte da estrutura inicial, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai-Cimatec).
O secretário se mostrou satisfeito com o andamento da nova empresa, que reúne os setores cobertos pelos institutos tecnológicos conectores, constatando a “grande capilaridade e a característica comum entre essas instituições que é a sua proximidade com as demandas empresariais”.
(Com informações do MCTI)