Pela primeira vez um diagnóstico da indústria da defesa foi apresentado. O estudo, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), mostra que as empresas pesquisadas investem cerca de 10% do faturamento em atividades de inovação.
Esse é o primeiro panorama do setor feito no país. Segundo a ABDI, os dados servirão de base para uma pesquisa mais aprofundada que será realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
O investimento público também foi abordado no estudo. Cerca de 85% dos empresários do setor declararam que o financiamento do governo é fundamental para que haja mais inovação no mercado da defesa. Há uma perspectiva de uma grande ampliação de demandas por produtos estratégicos de defesa nos próximos anos no país. As Forças Armadas começarão uma série de programas de reaparelhamento.
Além disso, o Plano Brasil Maior, lançado em agosto, garantiu a assinatura da Medida Provisória nº 544/2011 que estabelece mecanismos de fomento à indústria brasileira de defesa. Entre as novidades, foram estabelecidas regras para compra e contratação de produtos e sistemas de defesa e a criação de um regime especial de tributação que desonera empresas do setor de encargos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
(Com informações da ABDI)