Há três meses no ar, o Guia de Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Industrial, elaborado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), é mais acessado pelos empresários do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). A ferramenta reúne informações sobre apoio financeiro, apoio à inovação, apoio à exportação, apoio técnico, defesa comercial e incentivos e desonerações.
Cerca de 18% das consultadas são do segmento de TIC, seguido por bens de capital (10%), construção civil (9%), aeronáutica e defesa (9%) e agroindústria ( 7%). Mais da metade das buscas (56%) são realizadas por empresas com faturamento de até R$ 3,6 mi/ano.
“O guia é um instrumento novo, mas já tem mostrado resultados importantes para a análise das necessidades da indústria brasileira. As informações estão sendo buscadas, principalmente, por representantes de empresas privadas”, explica o diretor da ABDI, Clayton Campanhola.
A grande vantagem do guia é a sua atualização automática. O site apresenta instrumentos atualizados e dentro da vigência, inclusive editais, que atendem especificamente ao perfil e à demanda do interessado. Atualmente, a ferramenta apresenta 215 instrumentos cadastrados de apoio ao desenvolvimento industrial e à inovação.
O texto contempla 21 setores industriais do Plano Brasil Maior e instrumentos específicos de 24 Estados da federação. O guia pode ser acessado no endereço http://guia.abdi.com.br.
(Com informações da ABDI)