A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lançou edital para apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação ou de difusão de processos tecnológicos no Estado. Trata-se da chamada 17/2011 que receberá propostas até o dia 08 de março de 2012.
A chamada beneficiará micro e pequenas empresas, que tenham auferido receita operacional bruta anual até R$ 10,5 milhões, no caso das micros e de até R$ 60 milhões na categoria pequenas. Podem participar também empresas públicas do Estado.
O edital financiará despesas de custeio e de capital. O objetivo é contemplar projetos de inovação em setores de interesse para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, como arranjos produtivos locais, (agropecuária, fruticultura, floricultura, rochas ornamentais, piscicultura, eletroeletrônica, eletromecânica, design) e temas relacionados com o uso da inclusão digital em empresas, visando à interação e ao incremento da produtividade.
Para seleção serão observados critérios como: consistência e viabilidade técnica e econômica do projeto; grau de inovação; experiência técnica da equipe executora; infraestrutura disponível para a execução do trabalho; parceria ou não com instituições científicas e tecnológicas (ICTs) brasileiras; entre outros.
O edital está disponível neste link.