A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Pará já disponibilizou para consulta o primeiro Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Estado. O documento visa fortalecer a inserção competitiva da região no cenário nacional.
A primeira versão do plano diretor foi construída pelo governo estadual em parceria com empresas e instituições de ensino e pesquisa. Válido até 2015, o livro traz os cenários e desafios para o setor de ciência, tecnologia e inovação. Entre os desafios listados está o desenvolvimento tecnológico das empresas para atender a crescente demanda do mercado da mineração.
“De fato, os principais projetos industriais em estruturação pertencem aos polos da mineração, conduzidos por grandes empresas”, diz o texto. “A grande maioria das empresas fornecedoras precisa realizar saltos tecnológicos com relação aos processos e produtos como condição para se firmar no mercado e usufruir das oportunidades em curso.”
As estratégias apresentadas no Plano Diretor de CT&I buscam gerar e aplicar o conhecimento científico nas empresas locais. O decreto que aprovou o documento foi assinado pelo governador do Estado, Simão Jatene, no dia 19 de outubro. Para fazer o download do documento acesse este link.
(Com informações do SECTI)