A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) realiza, nesta quinta-feira (29), na Cervejaria Fellice, em Manaus, um encontro de investidores. O objetivo é incentivar a formação de uma associação desses profissionais locais. “Queremos uma interação entre eles, com a troca de informações e com a possibilidade de parcerias para a realização de investimentos em novos projetos e concretização de futuros empreendimentos”, afirmou o coordenador da Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT), Euler Guimarães.
De acordo com Euler, durante o encontro, não haverá apresentação de empreendedores ou de novos projetos. “O objetivo é reunir investidores atuantes e potenciais investidores em um ambiente descontraído. Queremos fazer com que elas interajam entre si de uma maneira mais natural e sem nenhum tipo de pressão”, disse. Serão oferecidas 50 vagas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: cpn2013@fucapi.br.
O encontro conta com a participação de investidores, gestores de incubadoras, representantes da Fundação, representantes de entidades que fazem parte do sistema local de inovação, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Além da presença de investidores da entidade sem fins lucrativos “Anjos do Brasil”, criada para fomentar o crescimento do investimento-anjo em todo o território nacional, apoiando o desenvolvimento do empreendedorismo de inovação.
“Os representantes dessa entidade vão falar da importância de investimento em negócios com possibilidades reais de crescimento, do tempo que o investidor precisa esperar para conseguir o retorno esperado”, explicou o coordenador. Atualmente, a Anjos do Brasil não tem nenhum representante na região Norte do País.
Euler afirmou ainda que o perfil de projetos que atraem o interesse desses investidores são negócios com possibilidade de crescimento, que já tenha um protótipo funcionando, e que seja de total domínio do empreendedor. “Além disso, precisa ter diferenciais significativos, fugindo do segmento tradicional. Os empresários precisam entender que os investidores querem injetar dinheiro em inovadores e que terão importante reconhecimento no mercado”, afirmou.
Incubadora
Na FIT, os novos empresários encontram consultoria qualificada a respeito do estudo de mercado para a implantação do produto ou serviço, consultoria em registro de patentes, suporte tecnológico, criação de identidade visual, consultoria financeira, facilitação no contato com futuros investidores, além de outros serviços.
Ao contratar os serviços da incubadora, os novos empresários terão a sua disposição uma infraestrutura de alta qualidade, com a possibilidade de trabalhar em uma sala ampla, onde pode montar escritório, receber clientes, com segurança de seu material e nas suas informações.
(Agência Gestão CT&I com informações da Fucapi)