O primeiro experimento Free-Air Carbon Dioxide Enrichment (Face) será inaugurado, no dia 25 de agosto, na Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna (SP). O objetivo do projeto é avaliar os impactos do aumento da concentração de CO2 sobre doenças, pragas e plantas daninhas do cafeeiro. Este experimento será o primeiro no mundo com café e o primeiro do tipo na América Latina.
O Face faz parte do projeto Climapest – Impactos das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários que, até 2012, pretende avaliar os impactos das mudanças climáticas sobre doenças, pragas e plantas invasoras de importantes culturas para o agronegócio brasileiro.
No dia da inauguração, o chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Celso Manzatto, fará a abertura. Em seguida, a pesquisadora Raquel Ghini falará sobre o impacto do aumento da concentração de dióxido de carbono atmosférico sobre a agricultura. Ainda na programação, a implantação do experimento Face, a apresentação de um case do projeto nos Estados Unidos da América e visita às instalações do Face.
A Embrapa Meio Ambiente é associada à ABIPTI.
Informações sobre o projeto estão disponíveis neste link.
(Com informações da Embrapa Meio Ambiente)