A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) anunciou que planeja lançar editais que tenham como escopo a aplicação prática da engenharia. A informação foi divulgada pelo presidente da instituição, Renato Rezende, no dia 9, durante visita à Universidade de Brasília (UnB).
“Podemos pensar num edital que dê as condições necessárias, sem burocracia e interrupções, para que projetos como estes sejam regra, não exceção”, destacou Rezende. Ele se referiu ao “Piratas do Cerrado”, projeto que permite a criação de carros por alunos de engenharia mecânica. Os protótipos passam por provas nacionais, que avaliam custos, capacidade, condições de segurança e conforto dos veículos inventados.
“A universidade tem a ideia, a indústria a transforma em produto, e o governo faz com que este chegue à população e melhore a sua condição de vida”, observou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Cristiano Araújo, que também participou do encontro. As instituições esperam estreitar o relacionamento no próximo ano e incentivar a inovação na capital do país.
A FAPDF é uma instituição associada à ABIPTI.
Para saber mais sobre a FAPDF acesse o portal www.fap.df.gov.br.
(Com informações da Sect-DF)