Aperfeiçoar o gerenciamento de informações por meio de um canal de comunicação eficiente. Essa ideia levou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) a estabelecer uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisas (RNP).
A RNP, voltada para atender instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, permitirá aplicações e serviços inovadores de infraestruturas de redes, assim como a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação, conforme as necessidades da Fapeam.
De acordo com a gerente de Tecnologia e Informação da Fapeam, Haline Pereira de Oliveira, a parceria foi pensada no sentido de obter serviços avançados. “O acesso às informações como o cadastro de pesquisadores será um serviço aos beneficiados. Outro ponto importante é o sistema de conexão de internet, que hoje está alocado em um ponto local e agora estará alocado também em um ponto nacional, ou seja, a possibilidade de ficar sem acesso a internet será reduzida”, destacou.
A gerente afirmou que entre os serviços já identificados estão o de internet oferecido pela Rede Ipê com capacidade que varia entre 6 Mbps e 10 Gbps. “Isso viabiliza não só o tráfego da internet de produção que é a navegação, correio eletrônico e transferência de arquivos, mas possibilita também o uso de serviços avançados. Baseada em tecnologia de transmissão óptica, a rede Ipê está entre as mais avançadas do mundo e possui conexão com redes acadêmicas estrangeiras, tais como Clara (América Latina), Internet2 (Estados Unidos) e Géant (Europa)”.
(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Agência Fapeam)