A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) divulgou o resultado de três chamadas públicas. Foram selecionadas, ao todo, 24 propostas nos editais que contemplam parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Programa Núcleos de Excelência (Pronex) e o Biota.
Em parceria com o MIT foi aprovado um projeto na área de física. O aporte será de US$ 30 mil. Participam da proposta o Centro de Óptica e Fotônica da Universidade de São Paulo, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da fundação e o Centers for Ultracold Atoms do MIT. O resultado está disponível neste link.
Já no Pronex, realizado em parceria com o CNPq, a fundação selecionou oito propostas, num investimento de R$ 18 milhões. Tratam-se de projetos de pesquisa fundamental e aplicada relacionados às mais diversas áreas do conhecimento. A lista dos contemplados pode ser acessada neste link.
A Fapesp aprovou pelo Biota Microrganismos 15 propostas de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa no Estado. Foram contempladas as áreas de taxonomia, sistemática e filogenia; conservação da diversidade microbiana; ecologia; bioquímica; entre outras. O resultado pode ser consultado neste link.
(Com informações da Agência Fapesp)