O contexto social, tecnológico e econômico em que as organizações e a sociedade estão inseridas passa por um profundo processo de transformação, que as caracteriza como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos. Nesta publicação, os Fundamentos da Excelência expressam conceitos que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de Classe Mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças.
O Modelo de Excelência da Gestão – MEG é baseado em 11 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios.
São eles:
Fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social.
Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.
A FIGURA DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO – MEG
A figura central do Modelo de Excelência é o critério Clientes e Sociedade. Os clientes são a razão de ser da organização e, em função disto, suas necessidades devem ser atendidas para que os produtos (bens ou serviços) possam ser desenvolvidos, criando o valor necessário para conquistá-los e retê-los. Por outro lado, para que haja continuidade em suas operações, a organização também deve apurar e satisfazer as necessidades da sociedade, cumprindo as leis, preservando os ecossistemas e contribuindo com o desenvolvimento das comunidades ao seu redor.
O Sistema de Liderança estabelece e dissemina os valores e as diretrizes da organização que promovem a excelência do desempenho. Pratica e vivencia os fundamentos, impulsionando, com seu exemplo, a disseminação da cultura da excelência na organização. Os líderes, principais responsáveis pela obtenção de resultados que assegurem a satisfação de todas as partes interessadas e a perpetuidade da organização, analisam criticamente o seu desempenho global e tomam, sempre que necessário, as ações requeridas.
As estratégias são formuladas para direcionar o desempenho da organização e determinar as diretrizes que possibilitarão atingir vantagens competitivas. Estas são desdobradas em planos de ação, para curto e longo prazos, que servem como referência para a tomada de decisões e para a aplicação de recursos na organização. Além disso, esta é a componente do Modelo que se preocupa com o planejamento do sistema de medição do desempenho global, de forma a comunicar claramente a visão e as estratégias da organização para as partes interessadas e a permitir a análise crítica do desempenho global pela liderança.
As pessoas que compõem a força de trabalho, capacitadas e satisfeitas, atuando em um ambiente propício à consolidação da cultura da excelência, executam processos, identificam as melhores alternativas de captações e aplicações de recursos e utilizam os bens e serviços provenientes de fornecedores para transformá-los em produtos (outros bens, serviços, tecnologia, etc.), criando valor para os clientes, preservando os ecossistemas e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades ao seu redor, de acordo com o que estabelecem as estratégias e os planos da organização.
Os resultados da organização servem para acompanhar seu desempenho e suas tendências em relação aos clientes e ao mercado, às finanças, às pessoas, aos fornecedores, aos processos relativos ao produto, aos processos de apoio, aos processos organizacionais e à sociedade. Os efeitos gerados pelas práticas de gestão e pela dinâmica externa à organização podem ser comparados às metas estabelecidas durante a definição das estratégias e planos, para eventuais correções de rumo ou para reforços das ações implementadas.
Por fim, a experiência acumulada e o aprendizado adquirido constituem a memória histórica da organização e sua principal fonte de melhoria e inovação. As informações e o conhecimento podem ser considerados como o centro nervoso da organização, propiciando a análise crítica e a tomada das ações necessárias, em todos os níveis. Assim, a gestão das informações e o capital intelectual são elementos essenciais para a busca da excelência.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO
1.Critérios de Excelência 1000 pontos: aplicados às organizações que já têm um modelo de gestão bem estruturado e que estão mais próximas do estado da arte da sua gestão.
2.Critérios Rumo à Excelência 500 pontos: aplicado às organizações que já implantaram um programa de melhoria da gestão em busca do estado da arte.
3.Critérios Compromisso com a Excelência 250 pontos: aplicado às organizações que estão em estágio inicial da implantação de um programa de melhoria da gestão.
Saiba mais sobre o MEG: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao