Para homenagear o trigésimo aniversário da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), a Assembleia Legislativa do Amazonas preparou, no dia 29 de março, uma sessão comemorativa para a instituição.
O reconhecimento ao idealizador da fundação, o ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Ruy Lins, e ao trabalho realizado na Fucapi pela atual diretora-presidente, Isa Assef, que também é presidente da ABIPTI, foram exaltados.
“Hoje, a instituição não é mais um embrião, mas realidade. E tem papel fundamental no desenvolvimento do homem da região”, destacou o proponente do evento, o deputado estadual Tony Medeiros (PSL).
A solenidade contou com a presença do atual superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, o secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena, o diretor-presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Nelson Rocha, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Ademir, além de deputados, colaboradores e alunos da fundação.
No evento, Isa Assef recebeu uma placa comemorativa em nome da instituição e ressaltou a busca da Fucapi pelo fortalecimento das áreas de educação, ciência e tecnologia no Amazonas. “Sem isso, não podemos falar em desenvolvimento”, destacou.
Para Thomaz Nogueira, a fundação tem a missão de apoiar o desenvolvimento de produtos locais. “Ela pode fazer isso em duas linhas, tanto na inovação de produtos com insumos do exterior, quanto no que diz respeito ao uso da nossa biodiversidade”, explicou.
Odenildo Sena, que representou o governador do Amazonas, Omar Aziz, citou que a Fucapi tem reconhecimento em nível nacional e internacional, o que aumenta a responsabilidade da fundação. “Isto porque se trata de uma instituição guia. A responsabilidade é grande quando se é referência”, disse.
Foco na inovação
Fundada no dia 26 de fevereiro de 1982, a Fucapi conta com mais de 1,4 mil colaboradores e promove o desenvolvimento da pesquisa, de serviços tecnológicos e a ampliação da competitividade das empresas e organizações com a criação no Amazonas.
A instituição é uma iniciativa conjunta entre a Fieam, o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e o Grupo Executivo Interministerial de Componentes e Materiais (Geicom), ligado ao governo federal.
A inovação é uma das características mais fortes da Fucapi, que atualmente conta com mais de 5,6 mil alunos nas áreas de ensino médio, médio técnico, graduação, pós-graduação e extensão. Em 2005, foi criado o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação (Nepi) que visa contribuir para o fortalecimento da cultura da inovação como instrumento para a prosperidade do Amazonas por meio da pesquisa, ensino e consultoria.
Para obter mais informações sobre a Fucapi acesse www.fucapi.br.
(Com informações da Fucapi){jcomments off}